top of page

Histórico do COUFRJ

No final da década de 80, José Ferreira Barros, atleta de elite de Orientação da Marinha e do Brasil, além de integrante da Associação Floresta de Orientação, dava palestra e aplicava percursos para os alunos do primeiro período do curso de licenciatura em Educação Física. Sua dedicação e entusiasmo contagiou os Professores Adjuntos José Maria Pereira da Silva e Paulo Roberto Campos de Figueiredo que deram início ao processo de implantação deste deporto no currículo da Escola de Educação Física e Desportos EEFD/UFRJ, em 1991. É importante ressaltar que o Comandante Barros não descansou até a concretização de seu desejo em 1992, com a formatura dos primeiros 30 alunos, batizando-os com o honroso título de “OS PIONEIROS”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na imagem, alguns dos pioneiros da orientação no Brasil, de diversas instituições.


Desde 1992, a cada semestre, todos os alunos do curso de Educação Física são apresentados à Orientação através de palestra com percurso e da disciplina ORIENTAÇÃO, que desde 1992, faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física. Dos 200 alunos que anualmente ingressam na UFRJ vários passam a integrar a equipe criada em 1992, com o nome de Associação de Orientação Norte Magnético. 


A partir de 1993 a AONM passou a organizar uma das etapas do Campeonato Estadual de Orientação. Em 1995, a Orientação fez parte da programação da olimpíada interna da UFRJ.


Em 1996 um grande acontecimento mudou definitivamente a nossa história: a Confederação Brasileira de Desportos Universitários – CBDU, decidiu enviar uma equipe brasileira para disputar o Campeonato Mundial Universitário. O técnico dessa equipe foi o então Major Sérgio Gonçalves Brito, instrutor de orientação da EsEFEx. Como a base da equipe feminina eram atletas da UFRJ ocorreu uma maior aproximação entre os dois estabelecimentos de ensino que deu muitos frutos: além de participarem dos eventos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, realizaram um evento de orientação no Hotel Fazenda do Arvoredo, em Barra do Piraí – RJ, que teve como proposta deixar na área do hotel, prismas fixos construídos em alumínio e revestidos por material adesivo nas cores oficiais e numerados. Este projeto foi concretizado em 1999 e hoje o Arvoredo oferece a seus hóspedes uma carta de orientação com 30 pontos de controle que se encontram em definitivo no terreno; em 1997 o prof. José Maria e uma atleta de elite participaram da Clínica Sul-Americana de Orientação que acontecem junto com o Campeonato Brasileiro de Orientação das Forças Armadas, realizada na cidade de Brasília. O convite foi formalizado graças ao desejo do Major Sérgio Brito, instrutor da clínica; em 1998 o apoio da EsEFEX foi fundamental para o sucesso da equipe, então denominada Associação de Orientação dos Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no I Campeonato Brasileiro Universitário de Orientação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O projeto de extensão “Difusão, Iniciação e Treinamento de Orientação”, criado em 1999, com objetivo promover o esporte fora da Universidade oferecendo clínicas e treinamento em vários níveis para os seus atletas, ajudou a definir o nome atual para Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COUFRJ.

A equipe do COUFRJ além de ser referência na formação de atletas de Orientação, incentiva seus alunos-atletas na pesquisa e formação profissional por meio de Projetos de Extensão, que tem como objetivo levar conhecimentos adquiridos na Universidade para a sociedade, visando ofertar uma melhor formação cidadã para indivíduos em situação de risco social. Assim temos Alunos-atletas da UFRJ, atuando na disseminação e desenvolvimento do Esporte através dos Projetos, IDEO - Iniciação e Difusão do Esporte Orientação, que com ajuda de bolsistas e monitores voluntários (alunos da UFRJ), atendem turmas do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Tenente Antonio João, localizada na Ilha do Fundão. E o PRODEO - Projeto de Desenvolvimento do Esporte Orientação atuando com bolsistas e voluntários oferecendo treinamento físico e técnico em locais adequados para pratica do esporte, possibilitando assim a montagem de pistas nos moldes de uma competição, esses treinamentos contemplam alunos da UFRJ e alunos da rede pública.


Participamos regularmente de todas as etapas do Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro com uma média de 40 atletas, do Campeonato Sul-Americano, de todas as edições do Troféu Brasil, de todas as etapas do Campeonato Brasileiro – CamBOr, de todas as edições do Campeonato Brasileiro universitário – CBU, e da Taça MERCOSUL do ano de 2000. Neste evento, nossa equipe participou da assembléia de criação da Confederação Sul-Americana de Orientação. Aproximadamente 400 atletas já participaram de nossa equipe. Atualmente, somos mais de 400 atletas, sendo 215 registrados na CBO.

Pioneiros.jpg
COUFRJ
bottom of page